“Sentimento é aquilo que só nós sentimos, mas quando o exprimimos, é o mesmo que todos sentem". Dante Milano (1899) Poesia e Prosa. “Cultura: Sem o homem certamente não haveria cultura, mas do mesmo modo, e mais significativamente, sem cultura não haveria o homem". Clifford Geertz Experiência. "Experiência não é o que aconteceu com você,mas o que você fez com o que lhe aconteceu".
Aldous Huxle (1894-1963)y
A Síndrome de Savant é considerada um distúrbio psíquico com o qual a pessoa possui uma grande habilidade intelectual aliada a um déficit de inteligência. As habilidades savants são sempre ligadas a uma memória extraordinária, porém com pouca compreensão do que está sendo descrito. Os portadores de Síndrome de Savant são um mistério que fascina e intriga a ciência. Donos de uma memória extraordinária – são capazes de decorar livros inteiros depois de uma única leitura ou tocar uma música com perfeição após a primeira audição –, eles possuem ao mesmo tempo sérios défices de desenvolvimento, como uma grande dificuldade para falar e se relacionar socialmente. A síndrome costuma aparecer em dez por cento dos autistas e também dois por cento das pessoas que sofrem algum tipo de dano no cérebro, provocado por acidente ou doenças. O mais famoso savant do mundo, o americano Kim Peek, que inspirou o director Barry Levinson a fazer o filme Rain Man, aprendeu a ler aos 2 anos e sabia de cor mais de 7.500 livros(2009, Ele faleceu aos 59 anos).
Professor César Venâncio.
Pesquisa liga idade avançada dos pais a risco de autismo e esquizofrenia nos filhos. Segundo os pesquisadores, homens mais velhos têm maior risco do que os jovens de conceber um filho com autismo ou esquizofrenia, por causa de mutações aleatórias mais numerosas que acumulam. Um estudo publicado na revista “Nature” é o primeiro a quantificar esse efeito a cada ano. A idade da mãe não teve influência nesses transtornos, segundo a pesquisa. Especialistas afirmam que o achado não é motivo para desistir da paternidade tardia. O risco para um homem com 40 anos ou mais é de 2% no máximo e há outros fatores biológicos desconhecidos que podem influenciar o desenvolvimento de autismo e esquizofrenia nos filhos. O novo estudo dá apoio ao argumento de que o crescimento dos diagnósticos de autismo nos últimos anos se deve em parte ao aumento da idade dos pais, fator que poderia responder por até 30% dos casos. O resultado também contraria o entendimento de que a idade da mãe é o fator mais importante para o desenvolvimento de transtornos do desenvolvimento em crianças. O risco de anormalidades cromossômicas, como síndrome de Down, aumenta quando a mãe é mais velha. Mas quando se fala de problemas psiquiátricos e de desenvolvimento, o risco genético vem do espermatozóide, não do óvulo, segundo a pesquisa.
RISCO.
Trabalhos anteriores já haviam sugerido essa relação, mas o novo estudo quantifica o risco pela primeira vez, calculando quanto ele se acumula a cada ano. Em média, uma criança nascida de um pai de 20 anos tem 25 mutações aleatórias que podem ser atribuídas ao material genético paterno. A cada ano a mais do pai, há duas mutações extras. Filhos de homens de 40 anos têm 65 mutações. O número médio de mutações vindas da mãe foi de 15, independentemente da idade.
“Esse estudo dá uma das primeiras evidências sólidas de um real aumento dos números do autismo” - Fred Volkmar, diretor do Centro de Estudos da Criança da Escola de Medicina de Yale, não envolvido com a pesquisa.
O trabalho, liderado pela empresa islandesa deCODE Genetics, analisou material genético do sangue de 78 trios de pai, mãe e filho. Eles se concentraram em famílias em que pais sem sinais de doença mental conceberam crianças que desenvolveram autismo ou esquizofrenia. Essa abordagem permitiu aos cientistas isolar novas mutações em genes da criança, que não estão presentes nos pais. A maioria das pessoas tem esse tipo de mutação, que ocorre de forma espontânea na concepção ou perto dela. Em geral, as alterações são inofensivas. Mas estudos recentes sugerem que muitas dessas mudanças podem aumentar muito o risco de autismo e esquizofrenia.
DIFERENÇAS ENTRE PAI E MÃE.
As diferenças entre o lado materno e paterno são esperadas. Os espermatozóides são formados a cada 15 dias, enquanto que os óvulos são estáveis. As cópias contínuas levam a erros no DNA. Mesmo assim, quando os pesquisadores removeram o efeito da idade paterna, não encontraram diferenças no risco genético entre os que tinham diagnóstico de autismo ou esquizofrenia e um grupo-controle que não teve.
“É incrível que a idade do pai seja responsável por todo esse aumento de risco, dada a possibilidade dos fatores ambientais e a diversidade da população”, afirmou Kari Stefansson, líder do estudo. “Também é surpreendente o pouco efeito da idade da mãe.”
Ela afirmou que faz sentido que essas mutações tenham um papel importante em problemas cerebrais. Ao menos 50% dos genes ativos têm alguma função no desenvolvimento neural, então alterações aleatórias têm mais chance de afetar o cérebro do que outros órgãos. Essas mutações podem responder por 15% a 30% dos casos de autismo e talvez esquizofrenia. Os demais casos seriam resultado de outras mutações hereditárias e fatores ambientais ainda em estudo.
INCONSISTÊNCIAS E IMPLICAÇÕES.
Mas a idade do pai sozinha não explica o aumento nos casos de autismo. Nos EUA, por exemplo, a taxa de nascimento de filhos com pais maiores de 40 anos aumentou mais de 30% desde 1980, mas os diagnósticos de autismo foram multiplicados por dez, chegando a um caso por 88 crianças, segundo os dados mais recentes. Não há dados mostrando um aumento nos diagnósticos de esquizofrenia no período. Se os resultados desse estudo se confirmar e forem estendidos a outros problemas mentais, a coleta e o congelamento de espermatozóides de homens jovens para uso futuro pode se tornar uma decisão individual vantajosa, segundo Alexey Kondrashov, da Universidade de Michigan, que assina um editorial sobre o estudo na “Nature”. O professor Evan Eichler, que ensina ciências do genoma na Universidade de Washington, relativiza. “Alguns homens podem ver isso e pensar: ‘Quer dizer que vou precisar ter todos os meus filhos enquanto for jovem e bobo?’ Claro que não. A maioria dessas mutações não causa nada e há muitos homens de 50 anos com filhos saudáveis.”
Mutações Aleatórias.
“Todos os cientistas concordam que a evolução ocorreu… A questão é: a seleção natural é suficiente para explicar a evolução?… Este é o problema que tenho com o neo-darwinistas: Eles ensinam que o que gera a novidade é a acumulação de mutações aleatórias no DNA, numa direção definida pela seleção natural… A seleção natural elimina e talvez mantenha, mas ela não cria... Ensinaram-me uma e outra vez que o acumulo de mutações aleatórias levou à mudança evolucionária – conduziu a novas espécies. Bióloga Lynn Margulis critica o neodarwinismo.
Mais detalhes, veja meu livro nos links:
Mais informações acesse ao curso de AUSTIMOLOGIA do Professor César Augusto
https://www.slideshare.net/inespec/neurocincias-psicobiologia-princpios-gerais-tomo-i
https://www.slideshare.net/inespec/neurocincias-psicobiologia-sndromes-tomo-ii?from=share_email
ARQUIVOS ATUALIZADOS EM 07 DE OUTUBRO DE 2012. RWI - 04.04.2010 - 04.10.2012. 30 MESES NO AR. DE SEGUNDA-A-SEGUNDA- DE JANEIRO-A-JANEIRO. 24 HORAS NO AR. 6450 BLOGS E SITES EM 99 PAÍSES.
https://rviredeceara.webnode.com/
https://radiowebinespec1.listen2mymusic.com/
https://radiowebinespec1.radiostream321.com
https://radiowebinespec1.listen2myshow.com/
https://radiowebinespec1.radio12345.com/
https://radiowebinespec1.radiostream123.com/
https://inespecmundial.listen2myradio.com
https://inespecmundial.listen2mymusic.com
https://inespecmundial.radiostream321.com
https://inespecmundial.listen2myshow.com
https://inespecmundial.radio12345.com
https://inespecmundial.radiostream123.com
https://eadinespecradio.listen2myradio.com
https://eadinespecradio.listen2mymusic.com
https://eadinespecradio.radiostream321.com
https://eadinespecradio.listen2myshow.com
https://eadinespecradio.radio12345.com
https://eadinespecradio.radiostream123.com
MATÉRIA PÓS PRODUZIDA PELA EQUIPE DO INESPEC RWI NJ
SILVA. Jornalista César Augusto Venâncio da, COMO TRATAR PSICÓTICOS PRIMEIRA PARTE I - Pesquisa. https://vocaroo.com/i/s0S59Yt5UuOL.
SILVA. Jornalista César Augusto Venâncio da, COMO TRATAR PSICÓTICOS PRIMEIRA PARTE II - Pesquisa. https://vocaroo.com/i/s0j5e0bopvoI
SILVA. Jornalista César Augusto Venâncio da, COMO TRATAR PSICÓTICOS PRIMEIRA PARTE III - https://vocaroo.com/i/s02trZmsXYXb.
SILVA. Jornalista César Augusto Venâncio da, COMO TRATAR PSICÓTICOS PRIMEIRA PARTE IV - https://vocaroo.com/i/s0dkcVw8BUxw
SILVA. Jornalista César Augusto Venâncio da, COMO TRATAR PSICÓTICOS PRIMEIRA PARTE IV - https://vocaroo.com/i/s0F2vpAn4Fif
SILVA. Jornalista César Augusto Venâncio da, COMO TRATAR PSICÓTICOS PRIMEIRA PARTE V - https://vocaroo.com/i/s1a8cGV7RXqK
SILVA. Jornalista César Augusto Venâncio da, COMO TRATAR PSICÓTICOS PRIMEIRA PARTE V - https://vocaroo.com/i/s1hqwl9wDn80
CONHEÇA O INESPEC